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    Por que ter um site hoje

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    Agora, se você possui um site “cartão de visita”, como dissemos anteriormente – ou nem possui um site -, responda a essa pergunta: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?

    Independentemente do segmento, local ou tamanho, esse é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso.

    As 4 principais objeções

    Neste capítulo, vamos trazer algumas objeções que vemos e ouvimos de clientes, nossos e de agências parceiras, sobre motivos de ter ou não um site para a empresa.

    objeção i

    “Mas meu negócio é local. Por que ter um site se não vendo pela internet?”

    É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Da mesma forma, é incorreto afirmar que um site só serve para essa finalidade.

    Caso fosse verdadeiro, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços. E sabemos que não é isso que acontece.

    Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura ou um restaurante italiano, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com sua audiência.

    A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas – inclusive buscam por soluções locais, próximas de onde estão.

    Portanto, quando alguém procurar por “advogado civil trabalhista em São Paulo”, “arquitetos em Florianópolis” ou “restaurante italiano em Porto Alegre”, um site próprio com informações relevantes passaria mais autoridade para os robôs de busca e para os usuários, bem como transmitiria uma imagem muito mais profissional do negócio do que um apenas um resultado contendo endereço e telefone.

    Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

    objeção ii

    “Mas minha empresa é pequena. Por que preciso de um site?”

    Justamente por isso. Ter um site é um passo fundamental para iniciar uma estratégia de Inbound Marketing, que funciona muito bem para dar tração inicial a microempresas e startups.

    Enquanto o marketing tradicional precisa de um investimento elevado no início, o Marketing Digital permite um investimento mais baixo e com um melhor retorno sobre esse investimento (ROI), uma vez que é fácil analisar o resultado de todas as ações realizadas.

    O Inbound Marketing é uma forma interessante e um diferencial para você inserir sua empresa no mercado, uma vez que fica difícil competir com empresas grandes e já consolidadas utilizando-se das mesmas táticas de marketing.

    objeção iii

    “Mas eu já tenho uma página no Facebook, não preciso de um site”

    Uma página no Facebook é outro item fundamental, assim como o site. Porém, um canal não substitui o outro.

    Sem um site com um domínio próprio, fica absolutamente ineficaz realizar, por exemplo, campanhas de Email Marketing, que são consideradas pela Resultados Digitais como a forma mais eficiente de relacionamento com os clientes e de geração de Leads.

    Afinal, onde você vai levar seus Leads? Para seu site ou para uma página nas redes sociais? Fazendo uma analogia, onde você gostaria de se encontrar com seus clientes? Em seu escritório ou em um café no shopping?

    objeção iv

    “Tenho um site e não tenho como reformulá-lo”

    É natural que todos nós queiramos que o nosso site ou o da nossa empresa esteja sempre otimizado. Buscamos sempre ter um site considerado bom para o Google, para a experiência final do usuário e, claro, para nós mesmos.

    Além disso, se por um lado algumas mudanças na aparência dos templates dos sites dão mais ar de profissionalismo, por outro lado é necessário também pensar na arquitetura e construção do site, pois elas irão impactar diretamente os mecanismos de buscas.

    Este é um processo contínuo – e deve ser assim – devido às mudanças de critérios do que é considera – do ideal na internet.

    O que apenas não pode ocorrer é que este processo paralise uma estratégia de Marketing Digital.

    Também de nada adianta realizar uma mega reforma e não convidar ninguém para visitar sua casa. Com o nosso site é a mesma coisa, e ele deve ser sempre nossa âncora de uma estratégia de Marketing Digital.

    Nesse sentido, gostamos de reforçar que o principal do site são seus conteúdos, Calls-to-Action e pontos de contato para relacionamento com seu público-alvo.

    Na dúvida, dê uma olhada nos sites de grandes players do mercado que você gosta de visitar e faça a seguinte pergunta: este é um site de fácil navegação? E ainda: encontrei a informação que eu procurava?

    Resumindo, o que você ganha com isso: um site bem desenhado é ótimo, mas investir em Inbound Marketing vai além do que manter boas aparências. Você pode ir redesenhando o seu site aos poucos e, enquanto isso, trabalhar em outras frentes como a criação de Landing Pages, ofertas, conteúdo e pontos de contato para interação e relacionamento com seu público-alvo.

    Os 5 motivos para sua empresa ter um site

    Agora que já comentamos as objeções mais comuns entre empresas que ainda relutam em ter um site, vamos falar de 5 motivos para que sua empresa tenha um site e todas as vantagens trazidas para seu negócio.

    1. Para ser encontrada

    Sua empresa pode ser fora de série, possuir o melhor atendimento do mercado e oferecer um produto de altíssima qualidade. Mas de que adiantaria tudo isso se as pessoas não encontrassem o que você faz?

    Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado hoje na internet. O principal canal de busca que uma pessoa usa quando está curiosa sobre qualquer assunto é o Google. E se essa pessoa estiver curiosa sobre seu nicho ou sua empresa, não será diferente.

    Se a pesquisa for sobre sua empresa, é importante que você tenha um bom e otimizado site para que o primeiro resultado da pesquisa seja com o link para o seu site. Agora, se a pesquisa for sobre o problema que seu cliente enfrenta, é importante que você tenha bons conteúdos e um bom blog para que sua empresa esteja à frente dos concorrentes.

    2. Para ganhar autoridade no mercado

    Se você conhece duas soluções para seu problema e só uma possui site próprio, em quem você confiaria mais? Em uma página com domínio próprio ou em uma fanpage no Facebook?

    Não queremos desmerecer as mídias sociais – como falamos acima, elas possuem um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital. O ponto aqui é que um site é muito mais personalizável e profissional do que um perfil social.

    Com um site, sua empresa possui muito mais artifícios para promover o seu produto. Além do mais, por meio da produção de conteúdo, você consegue provar para a sua persona que entende do assunto e que tem capacidade técnica para ser a solução dos problemas que ela enfrenta. É um diferencial bastante eficiente nessa tomada de decisão.

    3. Para expandir o negócio

    Qual é o objetivo do seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das missões da Resultados Digitais é auxiliar as empresas a terem um crescimento previsível e escalável por meio do Inbound Marketing.

    Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E, para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E, para adquirir mais visitantes, você precisa de um site para recebê-los.

    O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

    4. Para se relacionar com sua audiência

    Sempre falamos na Resultados Digitais, tanto em posts no blog como em conversas com nossos Leads e clientes, que a forma de consumo mudou desde que a internet se tornou presente durante todos os minutos de nosso dia a dia.

    O consumidor não possui mais um papel apenas reativo ao marketing e à publicidade. É absolutamente normal que ele pesquise sobre sua marca ou seu problema na internet antes de tomar a decisão da compra. E é nesse ponto que entra o site da sua empresa.

    Há várias maneiras de manter um relacionamento com seu público em seu site. E todas elas funcionam muito bem:

    • Publicar posts no blog ou materiais ricos sobre
    problemas que a audiência enfrenta;
    • Responder comentários das pessoas em posts de
    blogs;
    • Criar uma central de relacionamento com respostas
    para as dúvidas mais comuns;
    • Gravar e disponibilizar treinamentos online para
    clientes;
    • Ter um chat em tempo real para atender aos clientes.

    Citamos apenas 5, mas há muitas outras possibilidades. O importante aqui é saber que o seu site é como se fosse seu escritório virtual, por isso cada visitante deve ser tratado como se estivesse visitando sua empresa.

    5. Para vender

    Segundo as boas práticas da metodologia do Inbound Marketing, depois de atrair, converter e relacionar, é chegada a hora da venda.

    E qual o papel de seu site nessa etapa? Em relação a vendas, seu site pode ser útil tanto para vendas consultivas, como para vendas self-service, como é o caso de ecommerces.

    Se sua venda for consultiva, o site é um apoio ao vendedor na hora de fechar com o cliente. É fundamental que tenha uma área com as soluções e os preços de seus produtos.

    Se sua venda for self-service, um site ajudará a dar escala a seu negócio ao permitir que os clientes efetuem a compra onde e quando estiverem mais confortáveis. Não importa se é feriado de Páscoa ou se são 4h da madrugada. A internet nunca fecha. Ou seja, com uma  loja online, você não precisa se limitar ao horário comercial.

    A importância de um site

    Concluindo, um site próprio é parte essencial para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.

    Se o seu negócio ainda não possui um site, não perca tempo e comece já a planejar a criação seguindo as dicas do restante do eBook.

    E enquanto faz esse planejamento, recomendamos algo que pode ser um divisor de águas para sua empresa. No próximo capítulo, você vai entender qual é essa estratégia.

    Um site próprio é parte essencial para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o  negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.

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