X
    Categoria: Amazon

Como redimensionar o volume root de uma instância EBS

 

Saiba como redimensionar o espaço em disco do volume EBS root de uma instância EC2 com este tutorial passo-a-passo, repleto de imagens.

As instâncias default da Amazon possuem um tamanho pré-definido, como podemos observar na imagem abaixo, onde constatamos que Amazon Linux requer 8 GB de espaço para os arquivos de sistema, enquanto que o Red Hat é mais econômico, ocupando apenas 6 GB.

Apesar da maneira mais eficiente para aumentar o espaço se consistir em criar volumes EBS separados e anexá-los à instância, muitas pessoas por um motivo ou outro, precisam usar o mesmo espaço que seria destinado apenas para o sistema.

Na imagem abaixo, vemos o espaço em disco usado por uma instância recém criada com AMI Linux 64 bits. Vamos aprender a incrementar este espaço sem prejuízo dos arquivos nele armazenados.

Entre no console de gerenciamento do Amazon EC2 e clique na instância cujo volume deseja alterar. Neste exemplo, eu batizei minha instância como “Resize Test”.

No menu suspenso, clique em “Instance Actions” e posteriormente em “Stop”.

Aguarde a instância parar totalmente, e clique em “Volumes” no menu do lado esquerdo. Você entrará no console de gerenciamento dos Volumes EBS, conforme mostra a figura abaixo.

Identifique o volume pelo ID da instância ou pelo nome. Neste exemplo, o ID é “i-2f1b584b” e o nome é “Resize Test”.

Selecione o volume da instância e depois clique em “More…”. Posteriormente, clique em “Create Snapshot” no menu suspenso.

Após clicar em “Create Snapshot”, aparecerá a caixa de diálogo abaixo. Não mude o volume pois já foi selecionado automaticamente. Insira um nome qualquer e uma descrição opcional. Clique no botão “Yes, Create”.

Tendo feito isto, será gerado um snapshot do volume. Snapshot é como um clone exato que vamos usar para criar um outro volume com tamanho maior.

Vamos em frente. No menu do lado esquerdo do console, clique no link “Snapshots” e selecione o snapshot que acabou de ser criado. Ele pode ser identificado pelo nome que você deu no passo anterior. Agora clique no botão “Create Volume”.

Atenção! Aqui é feito o redimensionamento.

Na caixa de diálogo abaixo, defina o tamanho do novo volume da sua instância. Este valor tem que começar com o tamanho exato do volume anterior, neste exemplo, 8GB e pode ir até no máximo 1 TB (o mesmo que 1.024 GB).

Não altere os dois outros parâmetros e clique no botão “Yes, Create”.

Mais uma vez, volte ao console de gerenciamento dos volumes EBS, clicando no link “Volumes” situado no menu do lado esquerdo.

Imediatamente você verá um novo volume com o tamanho que você definiu no passo anterior. Neste meu exemplo, 80GB. Em “State”, vemos que o volume está “available”, ou seja “disponível”.

Agora vamos simplesmente trocar o volume original de 8GB pelo novo volume de 80GB.

No console de gerenciamento dos volumes EBS, identifique o volume associado a instância que deseja modificar. Faça isso através do ID da instância ou do seu nome. Neste mesmo local, com o volume selecionado, clique no botão “More…” e depois em “Detach Volume”.

Confirme a ação “Detach Volume” na caixa de diálogo que aparecerá, clicando no botão “Yes, Detach”, conforme mostra a imagem abaixo.

Tendo desassociado o volume original de 8 GB, agora vemos dois volumes disponíveis com status “available” indicados pela bolinha azul.

Observe o volume original (vol-f3b6989f) de 8 GB e o novo volume (vol-59e5cc35) de 80 GB.

Este novo volume de 80 GB tem exatamente as mesmas informações do volume original de 8GB, só que com muito mais espaço livre disponível.

Vamos continuar?

Selecione o novo volume e clique no “botão More…”, depois em “Attach Volume”.

Na caixa de diálogo abaixo, selecione a instância que está sendo objeto do redimensionamento do volume. No meu exemplo, é a “Resize Teste”.

Depois, nesta mesma caixa de diálogo, no campo “Device”, digite /dev/sda1 e confirme, clicando no botão “Yes, Attach”.

Em alguns poucos segundos o volume será associado à instância conforme podemos ver na imagem abaixo. Prova disto é o status “in-use” e a confirmação “attached”.

Agora volte ao console de gerenciamento das instâncias, clicando no link “Instances” no menu lateral esquerdo.

Selecione a instância que estará parada, clique em “Instance Actions” e depois em “Start”. Confirme na caixa de diálogo que irá abrir e aguarde a instância inicializar.

Conecte-se via SSH na instância.

O usuário padrão do AMI Linux é “ec2-user”.

Insira o comando:

df –h

O resultado, a princípio desanimador, mostra que o espaço em disco ainda é o mesmo (7,9 GB). Não se preocupe, só é preciso mais um passo.

Insira o comando:

sudo resize2fs /dev/xvda1

Aguarde com paciência. Dependendo do espaço em disco que você definiu, esta operação poderá demorar mais que alguns segundos. Neste exemplo, com um volume de 80 GB a operação consumiu cerca de 1 minuto.

O resultado pode ser visto abaixo. Após o redimensionamento, o Linux foi capaz de enxergar o tamanho completo do novo volume ( 79 GB).

Note que é normal que haja uma pequena diferença do tamanho do volume e o que o sistema operacional mostra.

Esta operação preserva os dados da instância, alterando apenas o espaço em disco.

Como bônus, agora, mesmo que esta instância seja terminada, o volume root permanecerá intacto, tal com acontece com um volume EBS quando é associado posteriormente a criação da instância.

Após ter certeza que tudo deu certo, que os arquivos estão no lugar, não se esqueça de deletar o snapshot e o volume original de 8 GB, caso contrário, será cobrado pelo espaço em disco alocado. Porém, você poderá manter qualquer um dos dois como backup.

 

Retirado de Planeta Tecnologia

 

 

 

Juliano Rossetto: Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Desenvolvedor dos principais CMS ( Wordpress, Joomla). Desenvolvedor de E-commerce (Opencart e WooCommerce). Analista de SEO: Otimização de sites para mecanismos de buscas. Analista de Infraestrutura voltado para servidores na nuvem: Amazon Web Services (AWS), DigitalOcean e Linode. Para dúvidas ou serviços entre em contato aqui.

Ver comentários (1)

  • Legal, aumentar é tranquilo. Mas já cansei de procurar uma forma de diminuir.
    Tinha um volume de 120Gbs e agora preciso diminuí-lo pois estou utilizando bem menos espaço.
    Sabe como fazer para reduzir o espaço de uma unidade?
    Obrigado