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    Programação orientada a objetos em Javascript

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    Introdução

    Programação Orientada a Objetos (POO) tem sido o método de escolha para desenvolvedores de software há muitos anos em diversas linguagens de programação. Mas a partir dos anos 90, a linguagem Java se popularizou justamente por incorporar de forma completa todos os conceitos de POO. Desde então, a programação orientada a objetos tem sido um assunto muito discutido no mundo do desenvolvimento de software, e o mesmo conceito esta sendo aplicado nas diversas linguagens de programação.

    Contudo, é importante notar que nem todas as linguagens de programação suportam os conceitos de POO de forma completa. Por exemplo, a linguagem JavaScript foi originalmente lançada no mercado para ser utilizada como uma linguagem de script para interação com o usuário em navegadores web, e por isso ela começou com uma orientação bem diferente. Porém, a partir de sua evolução, principalmente pelo surgimento de frameworks, permitiu o uso da programação orientada a objetos.

    Neste artigo, iremos explorar de forma mais técnica, o que é Programação Orientada a Objetos, como ela funciona e como podemos aplicá-la na linguagem de programação JavaScript.

    O que é POO?

    Programação Orientada a Objetos é uma abordagem para solucionar problemas de software em que um sistema é modelado como um conjunto de objetos que interagem com um objetivo comum. É uma técnica de programação que envolve o uso de objetos, ou entidades com características e comportamentos específicos para solucionar problemas de maneira mais eficiente.

    A programação orientada a objetos foi desenvolvida para resolver problemas complexos, principalmente aqueles que o esforço humano para resolver como funções ou procedimentos, seria exorbitante e para isso, tragam uma forma de abstração que permita ao desenvolvedor conceber os projetos, além de trabalhar com um código mais facilmente mantido e escalável.

    Os objetos, em POO, são os componentes primários desta metodologia, sendo que eles existem para encapsular comportamentos e informações de um sistema em um único pacote. Isso permite que o código seja mais fácil de manter e escalar, o que é fundamental em projetos grandes e complexos.

    Princípios da POO

    Para compreender melhor como a POO funciona em JavaScript, é necessário entender os princípios subjacentes a esta técnica. Aqui estão alguns dos princípios fundamentais da POO:

    – Encapsulamento: este princípio descreve a ideia de que as informações dentro de um objeto devem ser ocultas de outras partes do código. Isso significa que, para acessar as informações dentro de um objeto, você precisa chamar um método, em vez de expor a informação diretamente.

    – Herança: este princípio descreve a ideia de que um objeto pode herdar comportamentos e características de um objeto pai. É fundamental lembrar-se de que isso não significa que o objeto filho tenha uma cópia exata do objeto pai, mas sim que o objeto filho usa o objeto pai como modelo para suas próprias características e comportamentos.

    – Polimorfismo: este princípio descreve a ideia de que um objeto pode comportar-se de diferentes maneiras dependendo do contexto. Por exemplo, um objeto pode ser um animal, mas pode agir como um cão, um gato ou um pássaro, dependendo da situação.

    Agora que conhecemos os princípios da POO, é importante entender como podemos aplicá-los em JavaScript.

    Aplicando POO em JavaScript

    Embora a programação orientada a objetos tenha sido originalmente desenvolvida para outras linguagens de programação, existem algumas técnicas que podemos usar para aplicar POO em JavaScript. Aqui estão alguns exemplos:

    1. Definindo um objeto em JavaScript

    Para definir um objeto em JavaScript, precisamos criar uma variável e, em seguida, definir suas propriedades. Aqui está um exemplo de como definir um objeto em JavaScript:

    “`
    let carro = {
    marca: “Chevrolet”,
    modelo: “Onix”,
    ano: 2018,
    preco: 45000,
    motor: {
    cilindradas: 1.4,
    potencia: 100
    }
    };
    “`

    2. Adicionando Métodos a um Objeto

    Em JavaScript, podemos adicionar métodos a um objeto pelo simples fato de adicionar uma nova propriedade que corresponde a uma função. Aqui está um exemplo de como adicionar um método a um objeto:

    “`
    let carro = {
    marca: “Chevrolet”,
    modelo: “Onix”,
    ano: 2018,
    preco: 45000,
    motor: {
    cilindradas: 1.4,
    potencia: 100
    },
    acelerar: function() {
    console.log(“Acelerando…”);
    }
    };
    “`

    3. Encapsulamento em JavaScript

    A POO descreve a ideia de que as informações dentro de um objeto devem ser ocultas de outras partes do código. Em JavaScript, podemos usar a técnica IIFE (Immediately Invoked Function Expression) para criar uma espécie de escopo privado. Isso permite que possamos “proteger” os dados de um objeto de acesso direto do código externo, mas ainda assim permitir a execução de métodos com esses dados ocultos. Aqui está um exemplo:

    “`
    let carro = (function() {
    let marca = “Chevrolet”;
    let modelo = “Onix”;
    let ano = 2018;
    let preco = 45000;
    let motor = {
    cilindradas: 1.4,
    potencia: 100
    };
    return {
    acelerar: function() {
    console.log(“Acelerando…”);
    }
    };
    })();
    “`

    4. Herança em JavaScript

    Você pode herdar um objeto em JavaScript atribuindo-o como prototype em um novo objeto. Aqui está um exemplo:

    “`
    let carro = {
    marca: “Chevrolet”,
    modelo: “Onix”,
    ano: 2018,
    preco: 45000
    };
    let carro_esportivo = Object.create(carro);
    carro_esportivo.vel_max = 200;
    carro_esportivo.acelerar = function() {
    console.log(“Acelerando a 200 km/h…”);
    };
    “`

    Neste exemplo, o objeto carro_esportivo herda todos as propriedades e métodos do objeto carro, mas também define suas próprias propriedades e métodos.

    Perguntas Frequentes

    1. Quais são os princípios da Programação Orientada a Objetos?
    Os princípios fundamentais da POO são encapsulamento, herança e polimorfismo.

    2. Como podemos aplicar Programação Orientada a Objetos em JavaScript?
    Podemos aplicar POO em JavaScript definindo objetos, adicionando métodos, encapsulando dados por meio da técnica IIFE e usando a herança.

    Conclusão

    A Programação Orientada a Objetos é uma técnica importante para desenvolver projetos de software complexos e avançados. Embora originalmente desenvolvida para outras linguagens de programação, é possível aplicar a POO em JavaScript usando várias técnicas, como definir objetos, adicionar métodos, encapsular dados e usar a herança. É importante entender os princípios fundamentais da POO ao trabalhar com JavaScript para criar um código mais organizado, escalável e fácil de manter.

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