MAIS

    PHP Orientado a Objetos de forma fácil e prática – POO

    - Anúncio -
    - Anúncio -

    Para muitos programadores PHP, orientação a objetos é um conceito amedrontador, cheio de sintaxes complicadas e pontos de paradas.
    Aqui você aprenderá os conceitos por trás da programação orientada a objetos (POO), um estilo de codificação onde ações relacionadas são agrupadas em classes para ajudar na criação de códigos mais compactos e efetivos.

    Compreendendo a Programação Orientada a Objetos

    Programação orientada a objetos é um estilo de programação que permite os desenvolvedores agruparem tarefas semelhantes em classes.

    Programação orientada a objetos é um estilo de programação que permite os desenvolvedores agruparem tarefas semelhantes em classes.

    Um dos maiores benefícios dessa programação é que, se alguma informação precisa ser alterada em seu programa, geralmente, só uma mudança é necessária para atualizar o código. Um dos maiores problemas para os desenvolvedores é ter de manter códigos onde os dados são declarados e redeclarados, acabando num jogo de pique esconde, em busca de funcionalidades e dados duplicados pelo código.

    POO é intimidadora para uma grande quantidade de programadores porque ela introduz uma nova sintaxe e, a primeira vista, parece ser bem mais complexa que a simples programação procedural. Entretanto, se analisar bem, POO é bem direta e, fundamentalmente, uma abordagem mais simples para programação.

    Quer aprender mais sobre POO?

    Inscreva-se no curso de PHP Orientado a Objetos e aprenda o principais elementos do PHP OO de forma fácil, prática para impulsionar de vez sua carreira de desenvolvedor web.

    Compreendendo Objetos e Classes

    Antes de lidar diretamente com as partes mais interessante da POO, um entendimento básico das diferenças entre objetos e classes é necessário. Essa seção falará sobre a base das classes, suas diferentes capacidades e alguns de seus usos.

    Uma classe, por exemplo, é como uma planta baixa para uma casa. Ela define a forma da casa no papel, com as relações entre as diferentes partes da casa, claramente definidas e planejadas, mesmo a casa ainda não existindo.

    Um objeto, por outro lado, seria a casa de verdade, construída de acordo com a planta baixa. Os dados guardados no objeto são como a madeira, fios e concreto que Compõem a casa: sem a ordem criada pela planta baixa, são só um monte de materiais. Entretanto, quando tudo é colocado seguindo uma ordem, eles viram uma casa organizada de verdade e útil.

    As classes servem de estrutura para os dados e ações, e usam essa informação para construir objetos. Mais de um objeto pode ser construído de uma mesma classe, ao mesmo tempo, cada um independente dos outros. Continuando a nossa analogia de classes e objetos em relação a construção, é parecida com a maneira que um condomínio de casas pode ser construído, usando a mesma planta baixa: 150 casas diferentes, todas bastante parecidas umas às outras, porém, contem
    famílias e decorações diferentes por dentro.

    Os métodos Mágicos em POO

    Para facilitar o uso dos objetos, o PHP provê uma série de métodos mágicos, métodos especiais chamados quando certas ações comuns ocorrem com objetos. Isso permite executar várias tarefas úteis com certa facilidade.

    Usando Construtores e Destruidores

    Quando um objeto é instanciado, é desejável que algumas coisas ocorram de cara. Para lidar com isso, o PHP provê o método __construct(), que é chamado automaticamente quando um novo objeto é
    criado.

    Vantagens em usar o POO

    Facilidade de Implementação

    Embora, inicialmente, pareça complicada, POO provê uma abordagem mais fácil para lidar com dados. Uma vez que objetos podem guardar dados internamente, variáveis não precisam ser passadas para funções para que elas funcionem corretamente.

    E como várias instâncias de uma mesma classe podem existir simultaneamente, lidar com conjuntos de dados grandes se torna infinitamente mais fácil. Por exemplo, imagine que há informações de duas pessoas sendo processadas ao mesmo tempo em um arquivo. Elas precisam de nomes, ocupações e idades.

    Melhor Organização

    Outro benefício da POO é a facilidade de empacotamento e catalogação. Cada classe, geralmente, é mantida sozinha em seu próprio arquivo e, se uma convenção de nomenclatura for usada, acessar as classes será extremamente fácil.

    Manutenção Mais Fácil

    Devido a natureza compacta do PHP quando programado corretamente, mudanças no código, geralmente, são mais fáceis de perceber e alterar que em uma implementação procedural gigantesca e spaghetti.

    Se um conjunto particular de informação ganha um novo atributo, códigos procedurais podem requerer (no pior dos casos) que o novo atributo seja adicionado a cada função que usa tal conjunto.

    Uma aplicação POO poderia, potencialmente, ser atualizada, bastando adicionar uma nova propriedade e os métodos relacionados que lidam com tal propriedade a uma classe.

    Saiba mais sobre PHP Orientado a Objetos

    Aprenda o PHP Orientado a Objetos de forma fácil e prática.

    - Anúncio -

    Artigos recentes

    Novo Plugin Google Web Stories para WordPress

    O Google anunciou que o plugin Web Stories WordPress saiu da versão beta e está disponível no repositório de plugins do WordPress. Este plug-in torna mais fácil...

    Como se dar bem na crise do corona vírus? Ganhe dinheiro no tempo de quarentena (covid-19)

    Em tempos que tudo se fala em corona vírus (covid-19) e que temos que ficar em quarentena em casa, muitos trabalhando como home-office, ou...

    PHP Orientado a Objetos de forma fácil e prática – POO

    Para muitos programadores PHP, orientação a objetos é um conceito amedrontador, cheio de sintaxes complicadas e pontos de paradas. Aqui você aprenderá os conceitos por...

    Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa Em Apenas 7 Dias

    O Método Desafio de 7 Dias é um Curso Online com um método único e exclusivo, para que você aprenda a gerar renda através...

    Moderninha X – A melhor maquininha

    Fácil de usar, a Moderninha X é a maquininha PagSeguro que aceita 22 formas de pagamento diferentes e ainda te ajuda a gerenciar suas...

    Continue lendo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay on op - Ge the daily news in your inbox