MAIS

    Em dúvida? Veja quais linguagens de programação você deve estudar para ganhar muito dinheiro

    - Anúncio -
    - Anúncio -

    Todos os anos a Code Eval, plataforma para desenvolvedores mostrarem suas habilidades, lança uma pesquisa revelando quais são as linguagens de programação mais populares naquele ano. Em 2014, segundo eles, a vencedora é, pela terceira vez consecutiva, a Python, Java, e C++. A pesquisa foi feita com base em mais de 100 mil testes feitos por mais de 2 mil programadores.

    Uma das linguagens que mais cresceu foi a Objective-C, com aumento de 300%. Também vale destacar o crescimento de 100% do #, assim como o de 33% em Javascript. Por outro lado, o PHP perdeu 55% de programadores; o Perl, 16%; e o Java 1%. Veja a tabela completa:

    code eval

     

    Abaixo listo algumas linguagens que prometem trazer boas novidades no futuro. Confira!

    .GO

    A Go não é uma linguagem de programação realmente nova. Seu primeiro esboço é de 2007 e já em 2009 ganhou algum destaque quando foi lançada como código livre. Criada pela Google, o projeto é baseado no sistema operacional chamado “Inferno”.

    A sintaxe da Go é semelhante à C com algumas variações na declaração de tipos e a ausência de parênteses em volta das estruturas “for” e “if”. Além disso, possui um coletor de lixo e características do cálculo pi. Ao contrário de muitas outras linguagens, em Go não há heranças nem programação genérica.

    .swift

    O crescimento do número de aplicativos lançados para iOS fez com que a Apple desenvolve-se sua própria linguagem de programação: Swift. Anunciada no último WWDC, evento da empresa para desenvolvedores, a linguagem quer aumentar a segurança e velocidade de execução dos aplicativos.

    Ainda que hajam resquícios de Objective C, Swift abandona boa parte da “bagagem” necessária para fazer um app funcionar. Ou seja, será possível fazer o mesmo com menos código. Por um tempo será possível misturar as duas linguagens, mas a Apple já avisou que seus desenvolvedores devem aprender a programar em Swift.

    {module [143]}

    .hack

    Por trás da Hack há outro gigante da internet: o Facebook. A linguagem já é utilizada no próprio sistema da rede social há mais de um ano, mas apenas agora foi liberado seu código fonte. Baseada em C e PHP, Hack quer entregar uma nova maneira de descobrir falhas e erros em programas.

    Segundo o Facebook, com Hack será possível desenvolver mais rápido do que nunca. Por já estar exaustivamente testada, é uma boa aposta para quem tem conhecimentos em PHP mas quer aprender uma nova linguagem.

    .python  .ruby  .php

    Mesmo com o surgimento de novas linguagens de programação, as mais antigas não perderam espaço ou ficaram desatualizadas. Principalmente quando pensamos na quantidade de frameworks trabalhando em cada. Ruby, Python e PHP, apenas para citar três, estão em constante desenvolvimento e apresentando inovações em segurança e usabilidade. Além disso, servem de base para novas linguagens, exigindo do programador conhecimento básico nelas.

    Quer saber mais sobre PHP? Clique aqui e confira

    Ao escolher sua linguagem de programação não considere apenas seu aspecto comercial, mas a maneira como você irá se adaptar a ela. Mesmo que algumas linguagens exijam mais conhecimento do que outras, já é possível aprender a programar rapidamente e ter suas primeiras aplicações online.

    Conheça as linguagens de programação mais populares de 2014

    As linguagens de programação mais populares de 2014

    As linguagens em alta variam de acordo com o setor. Sistemas financeiros e empresariais precisam estar constantemente organizados, o que faz com que as linguagens Java e C# sejam mais adequadas para esta finalidade. Já páginas e programas de mídia e design requerem uma linguagem mais dinâmica e versátil, como Ruby, PHP ou JavaScript.

    Saiba um pouco mais sobre essas linguagens:

    1. Java

    É uma das linguagens com maior demanda. Utilizada como padrão para desenvolver softwares empresariais, jogos e aplicativos para celulares e tablets. O sistema operacional Android é programado em Java

    2. C

    C é a mais popular linguagem de programação e seu propósito é geral. Ela funciona como base para outras linguagens e por este motivo sua aprendizagem é altamente recomendada para iniciantes.

    3. C++

    Inicialmente projetada para incrementar C, C++ é uma linguagem de nível intermediário. É utilizada para desenvolver sistemas operacionais e programas essenciais para o funcionamento do computador , softwares e jogos.

    4. C#

    C# é uma linguagem desenvolvida pela Microsoft que combina características de C e C++. De propósito geral, é utilizada para desenvolver programas para Windows e Microsoft.

    5. Objective-C

    Também de propósito geral, é utilizada pelos sistemas operacionais OS X e iOS da Apple. Com esta linguagem é possível desenvolver aplicativos para iPhone, o que tem gerado uma grande demanda de profissionais com conhecimento de Objective-C.

    6. PHP

    Projetada para desenvolver sites dinâmicos e softwares. Pode ser utilizada em conjunto com HTML, o que tornou PHP uma linguagem muito popular entre programadores web. PHP é base de muitos sites como Facebook e WordPress.

    Quer saber mais sobre PHP? Clique aqui e confira

    7. Python

    Utilizada para desenvolver sites e aplicativos para celulares e tablets, é considerada uma linguagem de fácil compreensão para iniciantes devido a sua sintaxe compacta e simples. Um programa escrito em Python necessita de menos linhas de código quando comparado com muitas outras linguagens.  Google, Instagram e Pinterest são programados em Python.

    8. Ruby

    Ruby é uma linguagem dinâmica utilizada em sites e aplicativos para celulares e tablets. Foi projetada para ser simples e fácil de programar. Assim como Python, é considerada uma linguagem amigável para iniciantes.

    9. JavaScript

    A sintaxe de JavaScript deriva da linguagem C em muitos aspectos. É essencial para desenvolver funções interativas ou animadas para a internet, mas também pode ser utilizada em jogos e softwares.

    10. SQL

    É uma linguagem empregada para administrar dados em banco de dados. É comumente utilizada pela sua função Query, que possibilita a pesquisa em bancos de dados.

     

     

    - Anúncio -

    Artigos recentes

    Continue lendo

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here